Com a chegada dos dias mais frios, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados.

A queda da temperatura, associada à baixa umidade do ar, faz com que nosso organismo sinta a mudança climática, tanto interna quanto externamente.

Somado a isso, há uma concentração maior de poluentes favorecendo, principalmente, o desenvolvimento de doenças respiratórias. 

Por tudo isso, os cuidados no inverno com a saúde são fundamentais e devem englobar alguns ajustes na rotina e na alimentação, além de atenção especial às crianças e idosos, que são os que mais sentem com esses dias gelados.

Quais cuidados tomar no inverno com a saúde 

Como dito, os cuidados com a saúde devem ser diários. Hábitos saudáveis, boa alimentação, tempo para lazer, entre outros, são importantes para todas as pessoas e proporcionam mais qualidade de vida e sensação de bem-estar.

No inverno, esses cuidados devem ser um pouco modificados, a fim de ajudar o organismo a passar por essas mudanças do clima sem sequelas.

Veja algumas dicas de como fazer isso e ajudar você e sua família.

1. Beba mais água

No inverno é mais difícil sentirmos sede. Por conta disso, deixamos de beber a quantidade de água necessária. Acontece que ela é essencial para manter o bom funcionamento do nosso organismo de maneira geral, por isso sua ingestão deve ser feita da mesma maneira nos dias mais frios.

Além de manter o bom metabolismo, a água ajuda a hidratar a pele e a garganta — o que é muito importante especialmente nos dias em que o ar está mais seco.

2. Hidrate mais a pele

Por falar em pele, ela é uma das que mais sofrem no inverno. Por isso, os cuidados com a saúde nesses meses mais frios podem começar por ela.

O ressecamento cutâneo acontece, principalmente, pela junção de dois fatores: menor transpiração corporal e banhos mais quentes. O resultado é a diminuição da hidratação natural da pele, deixando-a com aspecto ressecado e sem brilho.

Uma forma de intensificar os cuidados no inverno com a saúde da sua pele é:

  • beber mais água; 
  • tomar banhos mais rápidos ou menos quentes; 
  • dar preferência a sabonetes neutros;
  • usar creme ou loções hidratantes por todo corpo.

3. Mantenha os ambientes arejados

Outra tendência muito comum nos dias frios é fechar todas as janelas para deixar o ambiente mais quente, mas essa é uma prática errada.

Fazendo isso você impede a circulação de ar, colaborando para o surgimento das doenças típicas dessa época que, ao contrário que muitos pensam, aumentam no inverno não pela baixa temperatura, mais pela aglomeração de pessoas em um mesmo local.

Por esse motivo mantenha, ao menos, uma janela aberta para que haja a circulação do ar na sua casa.

4. Tenha uma alimentação adequada

No inverno também é normal sentirmos mais fome e, por consequência, comer mais alimentos calóricos. Isso acontece porque nosso organismo, naturalmente, pede mais nutrientes para nos manter aquecidos.

No entanto, é muito importante continuar com uma alimentação saudável mesmo nos dias mais frios, consumindo frutas, legumes e verduras.

Não só para manter o peso e se livrar das indesejadas gorduras corporais, o consumo de alimentos saudáveis deve fazer parte dos seus cuidados pois isso ajuda a prevenir muitas doenças do frio e manter o sistema imunológico em dia. 

Laranja, limão, brócolis e pimentão amarelo são apenas alguns exemplos de alimentos que podem ser incluídos nos cuidados no inverno com a saúde da sua família.

5. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é outro hábito que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. No entanto, muitas pessoas deixam essa atividade de lado nos dias mais frios.

Aqui, é importante saber que praticar exercícios no inverno queima mais gordura que no verão. Além disso, ajuda a combater a preguiça e o mau humor, que também costumam ser bastante característicos nessa época do ano.

Por mais que tragam benefícios, também é preciso tomar alguns cuidados com a saúde ao praticar esportes nessa estação, tais como: 

  • agasalhar-se, mas sem exageros; 
  • manter a hidratação;
  • optar por horários menos frios;
  • aquecer antes do treino para estimular a musculatura;
  • respeitar seus limites.

Tomando esses cuidados no inverno com a saúde da sua família e, claro, com a sua, vocês poderão curtir juntos a estação mais aconchegante do ano, criando lembranças únicas para toda a vida.

202106186202106186

Edição: Preciliano Becker

Fonte de Informações: https://planicie.com.br/