Foto: AssessoriaFoto: Assessoria

O Laboratório Biogêniesis Diagnósticos divulgou na sexta-feira (14.08) que chegaram novos materiais para realização dos testes SWAB de Covid-19, com resultado no mesmo dia.

De acordo com a Bioquímica responsável, Ronsângela de Fátima R. Costa Garcia - CRF 497/88, para agilizar o diagnóstico as coletas estão sendo agendadas para o período da manhã e o resultado sai a tarde.

"Para agilizar o diagnóstico estamos inovando nosso trabalho com equipamento de ponta onde realizamos os testes do Covid. Um deles é o exame de Dimero D para quem já está positivo, indicando a necessidade de internação do paciente. Um teste rápido, com sensibilidade e especificidade alta" - informou Garcia.

O exame SWAB é feito com um cotonete especial introduzido no nariz até o fundo da cavidade nasal. A coleta pode causar apenas um pouco de desconforto, mas é indolor. O de teste consiste na análise do antígeno pelo método de enzimaimunoflorescencia.

O período em que o teste se mostra mais sensível vai do 3º ao 7º dia após o início dos sintomas, atingindo o seu pico por volta do 5º dia. Em suspeita de contaminação por proximidade com pessoa positiva, é indicado em prazo inferior a 7 dias após o contato.

Já o “Dímero D” é um marcador de coagulação sanguínea, feito por exame de sangue, que pode se elevar desde o estágio inicial da doença, momento em que os sintomas não são severos e que outros marcadores como a contagem de plaquetas, tempo de protrombina (PT) e tempo de tromboplastina parcial (PTT), ainda permanecem inalterados.

O Laboratório fica na Avenida Tropical Nº 225 Centro, em Água Boa. Os telefones para contato são 66 3468 3870 e whatsapp 66 9 9208 5555. Conheça melhor o labrotório acessando seu site https://www.biogenesisdiagnosticos.com.br/ e seu instagram https://www.instagram.com/biogenesisab/