Foto: Servicios Koinonia / DivulgaçãoFoto: Servicios Koinonia / Divulgação

O Bispo Dom Pedro Casaldaliga de São Félix do Araguaia está na UTI da Santa Casa de Batatais (SP) desde terça-feira (4.08). Ele foi transferido de UTI aérea com quadro de pneumonia. 

Com saúde debilitada, Casaldáliga vive sob os cuidados de freis agostinianos de sua comunidade religiosa em uma casa em São Félix do Araguaia.

Ele tem dificuldades para algumas atividades, como leitura, e não fala ao telefone há anos por causa dos problemas de audição. Em 2015, teve de se submeter a uma cirurgia após fraturar o fêmur em um acidente doméstico.

Além da atuação pastoral, Casaldáliga é conhecido pela produção literária, tanto de poesias quanto de manifestos, artigos, cartas circulares e obras com cunho político ou de temas ligados a espiritualidade, editadas e publicadas no Brasil e no exterior.

Primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, ele ficou conhecido por trabalho ligado a causas como a defesa dos povos indígenas da região.

De acordo com o último boletim médico ele respira com auxílio de um respirador, mas não foi preciso entubar. A alimentação está sendo feita por sonda e nas últimas 24 horas ele se manteve estável.

"Esta é uma notícia positiva, e percebi que ele esteve mais desperto nas últimas horas", comentou o médico Marco Antônio, responsável pelo tratamento do bispo.

Apesar de estável o quadro ainda é considerado grave, sem previsão de alta. Dom Pedro tem 92 anos e sofre com o Mal e Parkison.