Foto: Assessoria Foto: Assessoria

Na live realizada na terça (23.06) entre o presidente da Câmara, vereador Cesinha e o secretário de saúde do município de Água Boa, Jader Bahia, sobre a pandemia COVID-19, os maiores questionamentos foram referentes à distribuição de kits com medicamentos de combate à doença, cuja composição inclui a hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, entre outros. As dúvidas surgiram porque vários municípios estão realizando a distribuição dos kits à população, no combate ao coronavírus.

O secretário deixou claro que não é contra a distribuição dos medicamentos, porém essa distribuição só pode ser feita com critério e indicação de um profissional médico, para diminuir a probabilidade do paciente sofrer com algum efeito nocivo. Os casos suspeitos e confirmados de COVID-19, estão recebendo a medicação adequada com prescrição médica. “ Todo medicamento é uma droga, que tem a parte benéfica e as contraindicações. Ainda não se tem comprovada toda a eficácia da hidroxicloroquina. Pode ser que cause alguma deficiência no paciente, por isso entendemos que este protocolo adotado em Água Boa, garante maior segurança tanto ao paciente, quanto ao médico responsável por ministrar a medicação. “

O secretário enfatizou que, enquanto o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do estado não desenvolverem uma metodologia comprovada e garantida, a secretaria municipal não vai distribuir, sem prescrição médica, o kit à população. Essa postura se deve exatamente pela questão da responsabilidade.

A participação massiva na live, mostrou que a população está preocupada e ansiosa com o aumento de casos de coronavírus no município, daí ser necessário o esclarecimento de dúvidas, para que os cidadãos se sintam mais tranquilos quanto ao atendimento que está sendo oferecido na saúde. “Apesar do pouco tempo, acredito que esta live ajudou a sanar muitas dúvidas da população, que vem sofrendo com toda essa situação de pandemia, afinal, todos querem se sentir tranquilos e amparados. A ideia é continuar oferecendo esse canal direto para fortalecer a comunicação. “ Disse Cesinha.

A Secretaria Municipal de Saúde tem disponibilizado por meio da internet o endereço www.aguaboa.mt.gov.br/saude/covid onde qualquer pessoa tem  acesso completo ao Plano de Contingência do Covid-19, onde estão descritas todas as atividades, inclusive notas de esclarecimentos e boletins epidemiológicos.