Foto: Tener BaumgardtFoto: Tener Baumgardt

Na manhã de sexta-feira (12.06) o Hospital Regional Paulo Alemão recebeu a visita de um empresário interessado em verificar as instalações para adequação dos 10 leitos de UTI que serão licitados pelo estado de MT em Água Boa para atendimento durante a pandemia do covid-19.

Leandro Souza é administrador de saúde da empresa Intensicare e responsável pela instalação de UTIs em Rondonópolis, Primavera e Cuiabá. Ele foi recepcionado pelo Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia - CISMA e Prefeito de Água Boa, Mauro Rosa, bem como a Diretora do Hospital, Salete Lauerman, o Secretário Municipal de Saúde Jader Bahia e o Vereador Renato Beraldo.

Foto: Tener BaumgardtFoto: Tener Baumgardt

Leandro disse que o hospital tem condições de receber os 10 leitos e fez observações, baseadas em seu conhecimento com a legislação e logística de UTIs, quanto a algumas adequações necessárias de acesso e distanciamento de alas que o hospital precisa organizar.

A princípio a empresa que passar na licitação estadual e assumir a administração da UTI deve entrar com equipamentos e equipe específica para trabalhar com 10 leitos de UTI e o local ficará sob tutela da Secretaria de Estado de MT para atender casos de qualquer lugar, encaminhados para Água Boa.

Mauro observou que o processo licitatório das UTIs e a administração durante a pandemia são de autonomia do Estado, que dentro de 30 dias deve acontecer a licitação e provavelmente mais 30 dias ocorra a instalação no hospital.

Salientou também que apesar da previsão ser apenas para o período de pandemia, as autoridades pretendem articular para que os leitos permaneçam em funcionamento após este momento.