Reprodução Reprodução

Um homem de 40 anos de idade e morador de Gaúcha do Norte foi diagnosticado com Covid-19 através de teste rápido realizado na tarde de segunda-feira (08.06). O paciente segue hospitalizado em isolamento, o quadro de saúde é estável.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica e âncora do COVID-19 no município, a enfermeira Marcinei Baraba, o paciente apresentou os sintomas de Coronavírus, mas quando procurou a unidade de saúde, já tinha passado de sete (7) dias de sintoma, sendo assim, não foi realizado o exame de secreção nasal. Orientado a manter o isolamento e seguindo o protocolo, com dez (10) dias de sintoma foi feito o teste rápido, que apresentou positivo para Coronavírus.

"Lembrando que o teste rápido não tem 100% de assertividade, o que dá total certeza é o exame da secreção nasal, que este já havia passado do período de coleta", pontuou a coordenadora.

O trabalho da equipe de saúde segue com o cadastramento e orientações de todas as pessoas que o paciente teve contato, sendo que, essas pessoas são relatadas pelo próprio paciente.

Pessoas possíveis que tiveram contato com ele, não fazem o teste rápido nesse momento. O protocolo é o isolamento domiciliar contando quatorze (14) dias do contato e se nesse período manifestar qualquer sintoma diferente, é necessário procurar a unidade de saúde.

A identificação do paciente não é retratada, seguindo os protocolos estabelecidos.

BOLETINS

A Prefeitura de Gaúcha do Norte, através da Secretaria de Saúde, publica diariamente os boletins diários do Covid-19 às 11h da manhã. Toda e qualquer alteração nos números depois desse horário, passam a ser divulgados no boletim do dia seguinte. Todos os boletins estão disponíveis no site da Prefeitura (http://www.gauchadonorte.mt.gov.br/coronavirus/316082/boletins).

CUIDADOS

Neste momento, reforçar todas as medidas de prevenção se faz necessário. Fazer uso da máscara de proteção facial, manter as mãos sempre higienizadas, manter o distanciamento entre as pessoas e não promover-participar de aglomeração de pessoas. 

Vamos nos proteger e nos policiar todos os momentos.