ReproduçãoReprodução

Será lançada nesta segunda-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, prevista para durar pouco mais de um mês, até o dia 13 de março. O público alvo são crianças a partir de 5 anos até adolescentes de 19 anos.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem feito apelos, principalmente aos mais jovens, para que tomem vacina.

“Se já tomou as duas doses, não precisa tomar uma terceira. Mas se não sabe, não tem a carteira, está inseguro, procure a unidade de saúde. Fazer a vacinação contra o sarampo bloqueia a transmissão do vírus, protege esses jovens, e as mulheres que serão futuras mães terão anticorpos para passar para os seus filhos, para dar uma proteção melhor, já que o sarampo infelizmente voltou a circular no nosso país. Durante todo o Mães as unidades de saúde estarão abertas. Vamos vacinar – prevenir é bem melhor do que remediar”.

Também podem receber a imunização os bebês com 6 meses ou mais, além de crianças, adolescentes e adultos que nasceram a partir de 1960. No próximo sábado, dia 15, será o dia D de mobilização pela vacina contra o sarampo.

Segunda etapa

A segunda etapa da campanha de vacinação será realizada no período de 3 a 31 de agosto e terá como público-alvo pessoas da faixa etária entre 30 a 59 anos de idade, sendo que o Dia D de mobilização nacional será em 22 de agosto (sábado).

O Ministério da Saúde estima que três milhões de pessoas em todo o país ainda não tomaram a vacina contra o sarampo, sendo que a meta é vacinar 2,9 milhões de cidadãos.