Foto: AssessoriaFoto: Assessoria

Nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21/01), os servidores do setor de Compras da Secretaria de Finanças e demais secretarias envolvidas na aquisição de produtos, bens e serviços para a Prefeitura Municipal, estão sendo qualificados através do Curso de Planejamento Estratégico da Contratação Pública.

O curso é realizado pela empresa Capaccitar Consultoria e Treinamento, e ministrado pelo Especialista em Licitações e Contratos, Professor Jamil Manasfi no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.Todas as medidas de prevenção à Covid-19 estão sendo rigorosamente seguidas pelos organizadores e participantes do curso.

A Capaccitar atua em todo país oferecendo capacitações que transformam e potencializam o exercício do funcionalismo público com eficiência.

De acordo com Jamil Manasfi, o intuito do curso é ensinar os servidores a fazer a contratação da melhor forma possível pela prefeitura.

“Neste curso, abordamos o Planejamento Estratégicos das Contratações, documentos de oficialização da demanda, estudo técnico preliminar nos seus três elementos, e, finalizando na elaboração do termo de referência que são ferramentas necessárias para fazer uma aquisição com segurança pela prefeitura” explana o professor Jamil.

O Prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz Filho, parabeniza a todos os servidores que estão sendo qualificados e enfatiza que o treinamento os capacitará para prestar um serviço de excelência através da prefeitura.

“Esse curso que estamos ofertando aos nossos servidores, proporcionará a todos os moradores uma melhor qualidade na prestação dos serviços no sentido de economia de custos, realizando as compras de maneira transparente, sem nenhum erro e sem vícios, proporcionando acima de tudo melhorias e desenvolvimento ao município de Água Boa” conclui o Prefeito Dr. Mariano.

O Secretário de Finanças, Vanderlei Aparecido Borges da Silva, lembra que o curso é uma ação iniciada pela Secretaria, ainda na gestão do Secretário Earle Francisco da Silva.

“Quando acompanhamos a transição, eu concordei com essa capacitação porque temos percebido que às vezes a falta de conhecimento, no fluxo de compras, na legalidade, nos processos, faz muitas vezes as ações atrasarem, e devido à falta de certos conhecimentos, a secretaria tem que refazer todo um processo da despesa pública e isso demora, pois as vezes ainda acontecem irregularidades que podem levar os gestores a responderem mesmo sem terem agido com dolo, com má fé, mas por erros burocráticos. ” Pontua o Secretário Vanderlei.

Ainda Segundo o Secretário, para evitar qualquer tipo de erro ligado a contratação pública, a gestão municipal, através do Prefeito Dr. Mariano, está investindo na qualificação dos servidores, não só do setor de finanças envolvidos nos processos de compras, mas também nas secretarias, porque a despesa nasce nas secretarias, e se ela vem bem encaminhada, há possibilidade disso ser mais célere e sua finalização é maior.

Vanderlei ainda ressalta que uma das coisas que a gestão pretende implementar é colocar em prática, um princípio previsto na Lei Geral Nº 123/2006, Lei da Micro e Pequena Empresa que é segregar parte das despesas públicas, das compras anuais e destinada para as micro e pequenas empresas do município. “ Essa lei nos permite separar parte das despesas que serão compradas e fazer licitações exclusivas às micro e pequenas beneficiando assim o comércio local. Para isso iremos precisar da participação da Associação Comercial e da Secretaria de Desenvolvimento no sentido de mobilizar e conscientizar as empresas da importância em participar das compras públicas para que juntos possamos fazer essa mobilização e internamente na secretaria fazer os editais adequadamente para isso. ” Finaliza o Secretário de Vanderlei Aparecido Borges da Silva.

 CLIQUE AQUI E PARTICIPE DE NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP