Foto: Liberdade FMFoto: Liberdade FM

Segundo entrevista do site olho no Araguaia com o vereador de oposição Ari Zandoná, após reunião na Câmara na quinta-feira (4) os votos dos vereadores contrários ao plano em sua forma atual podem derrubar a aprovação do projeto.

Ari disse que dos 11 vereadores, o Presidente Cesinha teria o voto de desempate, caso fique 5 a favor e 5 contra, mas se um dos vereadores faltar a sessão ou se abster, não há desempate.

Alguns representantes de empresas compareceram na reunião da Câmara e se manifestaram preocupados com o desenrolar do plano na questão do setores industrial e residencial do município.

Os contrários ao plano acreditam que fazer áreas residenciais nos fundos do industrial podem causar transtorno e acidentes na travessia urbana, bem como freiar o crescimento da zona industrial, que deveria ser exclusiva para empresas do lado Leste da BR-158.

Os empresários como classe que gera emprego no município querem atenção sobre suas demandas e disseram não se opor a chegada de novas empresas, mas de forma mais ordenada.

Os favoráveis acreditam que um bairro residencial para lá favorece os trabalhadores e evita que passem diariamente pela travessia, além de encurtar distâncias de quem ficaria cada vez mais a oeste, de chegar ao trabalho no lado leste da rodovia.

Outra teoria é de que um grupo político pretenderia criar loteamentos mais acessíveis a população, enquanto o outro quer evitar a concorrência e manter os preços dos lotes valorizados.

A preocupação da administração é também sobre o prazo da aprovação do plano que, segundo norma do governo federal, já devia estar aprovado desde 2020.

O secretário de Administração observou que essa extensão do prazo tem gerado mais custos para o município junto a empresa contratada para elaboração do plano.

Além disso, se ele não passar na Câmara, de acordo com a lei, só poderá voltar a apreciação dos vereadores em 2022.

Enquanto isso, grupos de investodores como a Valec que poderá trazer centenas de tratadores para Água Boa está aguardando essa definição com certa urgência. Senão, poderá levar sua estrutura para as cidades vizinhas.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DE NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP