Foto: GoogleFoto: Google

Circula no whatsapp um resumo feito por algum cidadão atento aos gastos públicos da câmara municipal sobre diárias e verbas indenizatórias utilizadas por vereadores em 2021

De acordo com o gráfico, cinco parlamentares não fizeram uso até o momento da verba indenizatória de 2 mil por mês disponível para cada um para despesas extras diversas, sob posterior comprovação. Dois vereadores pegaram de janeiro a agosto. Outros 4 pegaram apenas alguns meses e um suplente recebeu duas vezes.

Os dados são públicos e podem ser acessados por qualquer pessoa no portal da transparência da câmara de vereadores. Setembro e outubro ainda não estão visíveis na plataforma, talvez por não terem sido utilizadas por ninguém.

Já as diárias são usadas para viagens, geralmente a Cuiabá e Brasília, em visita à autoridades de niveis estadual e federal, na busca por recursos de emendas ou apresentação de projetos, visando apoio para o município.

Ao todo os vereadores somados já usufruíram de 184 mil reais, de acordo com o gráfico, baseado no portal da transparência.

Foto: WhatsappFoto: Whatsapp

Ainda assim a Câmara de Água Boa tem histórico de economia de gastos e devolução do orçamento anual, já tendo retrnado para o executivo mais de 1 milhão em outros momentos, detinados a obras indicadas pela casa de leis.

Outra justificativa usada pelos parlamentares é o retorno desses valores como resultado, em emendas federais e estaduais de superiores de suas siglas partidárias, como os recentes R$200 mil de um senador para a saúde e meio milhão de um deputado para outros fins.

Para consultar mês a mês quais vereadores fizeram uso de diárias e verba indenizatória acesse:

Verba:  https://www.gp.srv.br/transparencia_aguaboacm/servlet/verba_indenizatoria_portal

Diária: https://www.gp.srv.br/transparencia_aguaboacm/servlet/diarias_v2?1