Imagem IlustrativaImagem Ilustrativa

De acordo com reportagem do jornalista Ronaldo Couto, do site Araguaia Notícia, publicado na quinta-feira (21.10) Barra do Garças deverá encaminhar seu lixo para o aterro sanitário de Água Boa, há cerca de 230km de distância. Outras cidades vizinhas também deverão fazer o mesmo.

Segundo o Vice Prefeito de Barra, Severino Santos, o município não dispõe de um aterro sanitário e assim como as demais cidades da região, todos terão de se adequar até 2024 e transformar seus lixões em aterros verdadeiros.

O único município que possui um sistema correto e legalizado de aterro sanitário, até o momento, na região do Vale do Araguaia, é Água Boa, sendo que os demais municípios terão de se organizar para realizar obrigatóriamente, o destino apropriado para o seu lixo.

Severno observou que para Barra do Garças construír um aterro semelhante ao de Água Boa, levaria em torno de 3 anos de muito estudo para o desenvolvimento do projeto, licenças ambientais e recursos.

O que mais preocupa os moradores das cidades, inclusive Água Boa, é a taxa do lixo que deverá cobrir os custos de transporte e processamento desses resíduos sólidos.

"Quem produziu o lixo vai pagar pelo lixo (..) o prefeito não está autorizado a mexer nos cofres públicos para tirar recurso para tratar do lixo, porque no entendimento da justiça, de onde essa lei está vindo, não foi produzido (...) pela prefeitura" - explicou o Vice Prefeito.