Reprodução

Fora do ar por um período, o site do projeto 'Memórias de Água Boa' mudou de endereço e voltou a ficar online agora no final de agosto de 2021.

O projeto idealizado pelo ex-vereador e produtor rural, filho de pioneiros, Alan Apio, teve colaboração de dezenas de famílias e personalidades do município ao longo de aproximados 5 anos de pesquisa, catálogo, digitalizações e publicações.

O objetivo é agrupar audios, fotos, vídeos, jornais, revistas, objetos e depoimentos de pioneiros, administradores e personagens que fizeram parte da história do município, resgatando e preservando este material em espaço físico e virtual.

No início do projeto o endreço era www.memoriasdeaguaboa.com.br, criado de maneira privada pelo autor da iniciativa. Hoje ele foi assumido em parceria pela Câmara de Vereadores sob o endereço http://memoriasdeaguaboa.aguaboa.mt.leg.br que tem também uma sala exclusiva para guardar o acervo material.

Nos dois lugares há materiais brutos para que futuros pesquisadores, familiares de pioneiros ou produtores de conteúdo extraiam trechos de seu interesse para seus trabalhos.

Apesar dos poucos anos de fundação (46 anos em 2021), frente a outras localidades centenárias, é importante manter o passado vivo e presente na formação dos jovens e na nostalgia dos antigos, conscientizando sobre a origem e fortalecendo o amor pela cidade coração do Brasil.

Conteúdo frequente

Reprodução

E os trabalhos do projeto não ficam apenas em guardar o material coletado, mas em promover análises e observações, como na imagem acima, mostrando os pontos das fotos no mapa.

As famílias que tenham fotos, objetos ou mídia que retrate acontecimentos da cidade ao longo do tempo, podem contribuir com o projeto, levando na câmara Municipal e protocolando como doação ao Memórias de Água Boa.

O projeto também está no youtube no endereço https://www.youtube.com/channel/UCV1jOMKGboIvJAaYZTN8hEg confira um dos vídeos a seguir: