Foto: Assessoria Foto: Assessoria

O presidente da república esteve nesta quinta-feira (19.08) em Mato Grosso, onde participou na capital do Seminário Regional Desenvolvimento e Sustabilidade (Centro-Oeste). Na oportunidade, o chefe da República realizou a entrega de equipamentos agrícolas e defendeu a autonomia para os indígenas produzirem nas próprias terras. “Os indígenas só querem trabalhar!”, exclamou Bolsonaro.

Para o presidente, quanto menos o Estado interferir melhor, sem barrar o desenvolvimento e a produtividade. “Temos dado condições de igualdade para que os povos indígenas produzam assim como qualquer produtor rural. O pensamento é o mesmo, queremos que nossos irmãos deixem de ser clientes do Estado e passem a dar lucro para o Estado, sem distinções”, enfatizou o presidente.

Sempre presente e atento às demandas do Araguaia, o deputado estadual Dr. Eugênio, legítimo representante da região na Assembleia Legislativa, tem contribuído nas tratativas de governo para assegurar maior autonomia e produtividade aos povos indígenas, inclusive, com o encaminhamento de emendas e articulações diretas. “Já são mais de 1 milhão em emendas encaminhadas no período da pandemia para a saúde indígena, além da articulação direta para construção de poços artesianos e outras melhorias para a população indígenas. Estou sempre à disposição da nossa região Araguaia”, destacou Dr. Eugênio.

Na esfera estadual, o Governo do Estado também tem incentivado, a produção agrícola indígena, assim como de todo o território mato-grossense, que é considerado o um dos maiores produtores mundiais.

“Já está em andamento um fundo garantidor com recursos na ordem de R$ 2 bilhões para que os povos indígenas assim como todos os pequenos e micro empreendedores do estado possam contar com o incentivo do estado para melhorar a produtividade”, adiantou o governador Mauro Mendes. (Ascom)