Reprodução Reprodução

Nova Xavantina continua sendo a única de todo o estado de Mato Grosso com risco “alto” de contaminação para Covid-19, conforme classificação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), na segunda-feira (15). Na última sexta (12), um decreto assinado pelo prefeito João ‘Bang’ Machado (PSB) estabeleceu lei seca aos fins de semana e restringiu o horário de funcionamento do comércio no município.

De acordo com o Decreto Municipal nº 4.043/2021 o funcionamento dos comércios do ramo de alimentação e similares está permitido somente na modalidade “delivery” e entrega rápida. É proibida a utilização de mesas, cadeiras e a presença de filas.

Os estabelecimentos comerciais locais devem funcionar entre as 5h da manhã e 22h. Durante os finais de semana está proibida a venda de bebida alcoólica à partir das 18h de sexta-feira as 5h da manhã da segunda-feira.

Esta é a segunda semana em que Nova Xavantina configura na classificação risco “alto”. O Boletim Informativo n° 344 da SES-MT leva em consideração o número de casos ativos, casos confirmados da doença nos últimos sete dias em relação à semana anterior e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Até esta segunda-feira (15), a cidade contabilizava 1.315 casos confirmados de coronavírus, destes, 1.010 casos recuperados, 324 casos ativos, seis pacientes hospitalizados, dois internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 20 óbitos já registrados.