Banner Política

ReproduçãoReprodução

No dia 26 de abril os eleitores vão escolher um dos 12 candidatos anunciados pelos partidos para disputar uma vaga no Senado por Mato Grosso na eleição suplementar. As convenções encerraram na noite dessa quinta-feira (12).

A eleição para um novo senador por Mato Grosso foi definida após a cassação de Selma Arruda, por caixa dois e abuso de poder econômico na campanha eleitoral.

Veja abaixo os candidatos:

Otaviano Pivetta (PDT)
Júlio Campos (DEM)
Tenente Coronel Rúbia Fernanda (Patriota)
Reinaldo Morais (PSC)
Gisela Simona (Prós)
Valdir Barranco (PT)
Nilson Leitão (PSDB)
Carlos Fávaro (PSD)

Procurador Mauro (PSOL)
Feliciano Azuaga (Novo)
José Medeiros (Pode)
Elizeu Nascimento (DC)

PL e Solidariedade: Até o começo da noite de ontem o Partido Liberal (PL) não tinha decidido se iriam ou não lançar um candidato ou se apoiariam alguma chapa.

O Solidariedade afirmou durante a convenção que não terá candidato ao senado e que não apoiará nenhum candidato específico, mas liberou os filiados a demonstrarem apoio nas cidades onde trabalham.

Eleição suplementar

Os partidos políticos e as coligações devem solicitar ao TRE o registro de seus candidatos até o dia 17 de março.

Poderá participar da eleição o partido político que, até seis meses antes da data do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, devidamente anotado no TRE.

Havendo necessidade, o candidato escolhido em convenção partidária deverá afastar-se de cargo que acarrete inelegibilidade no dia útil seguinte à referida escolha.

Os partidos políticos e as coligações solicitarão ao TRE-MT o registro de seus candidatos até às 19 horas do dia 17 de março de 2020, improrrogavelmente.

O pedido de registro deverá ser apresentado, obrigatoriamente, em meio magnético gerado pela Sistema CANDex, acompanhado das vias impressas dos formulários Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), devidamente assinados pelos requerentes, e demais documentos exigidos pela legislação.