Foto: Assessoria | 13º CRFoto: Assessoria | 13º CR

Na manhã do dia 26/07 a Guarnição composta pelo CB PM Lennon, SD PM Henrique, SD PM Levi e SD PM Honda juntamente com o Chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da Coordenação Regional Xingu/Funai André Schilling, ao realizarem patrulhamento fluvial nos rios Sete de Setembro e Kuluene com intuito de previnir a disseminação do Covid 19, bem como promover a fiscalização contra a invasão de terras indígenas e coibir a pesca predatória na região de Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu.

Os policiais lograram êxito, nesta manhã, onde foi apreendido e encaminhado até a Del Pol de Canarana, um barco com motor 15hp Yamaha, tralha completa de pesca, cinco varas de pesca profissional, sete exemplares de Peixes da especie Piranha, uma picape Strada, onde juntamente com o material foi detido o suspeito R. M. F. o qual também foi entregue sem lesões corporais a Del Pol para as providências cabíveis.

Foto: Assessoria | 13º CRFoto: Assessoria | 13º CR

Esta operação em conjunto com a FUNAI vem ocorrendo desde o início do mês, e conta alem do patrulhamento fluvial, com barreiras estratégicas, em torno das terras indígenas da região do Xingu, onde é coibido a visitação de aldeias por turistas e freteiros, além da orientação dos indígenas que trafegam nas estradas de acesso da região e a entrega de material para a prevenção contra a disseminação do Covid 19.

A operação vem de encontro aos termos da Portaria 419/Pres de 17 de março de 2020 e da Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público Federal e ratificada pela Justiça Federal (Processo 1001010-48.2020.4.01.3605) - em anexo.