Foto: Arquivo PessoalFoto: Arquivo Pessoal

Comunicamos o falecimento do Sr Gentil Dalmolin, um dos pioneiros de Canarana-MT, no domingo (12.6.2022), aos 85 anos, vítima de insuficiência cárdio respiratória. Seu sepultamento ocorreu na segunda-feira (13.6) em Canarana-MT.

Gentil Dalmolin, "Seu Dalmolin" como era conhecido, nasceu em Sobradinho na data de 15 de maio de 1937. É o terceiro filho de doze irmãos, nascidos de Luiza e Ângelo Dalmolin. Com 10 anos de idade mudou-se com seus pais e irmãos para Caiçara-RS, onde exerceu a profissão de comerciante e fotógrafo. Serviu o Exército em Santo Ângelo-RS. Em Janeiro de 1958 conheceu Maria Antônia com quem se casou em 5 de novembro de 1958. Desta união nasceram 8 filhos, 5 mulheres e 3 homens. Sete filhos nasceram no estado do Paraná e uma filha no estado de Mato Grosso. Destes 8 filhos, uma é falecida. Em 1959 mudou-se para o estado do Paraná, onde permaneceu até 1973, quando mudou-se para Canarana-MT, sendo um dos colonizadores deste município.

Foi o primeiro mecânico do local, sua especialização eram máquinas agrícolas. Além de mecânico era agropecuarista. Desde o ano de 1970 desempenhou vários trabalhos dentro da igreja por onde passou. Foi dirigente de cultos, e levava aos domingos a liturgia e a eucaristia aos enfermos. Além de ministro foi catequista, dava cursos de noivos e de batismo, participava do apostolado da oração. Sempre procurava se aperfeiçoar e buscar mais cohecimento. Fez vários cursos, dentre eles, catequetico, realizado em Campinas, São Paulo e Teologia em Nova Xavantina-MT.

Sempre muito ativo e presente dentro da comunidade, por muitos anos foi dirigente de cultos na igreja matriz e iniciou as comunidades das capelas Nossa Senhora Aparecida, São Francisco de Assis e Divino Pai Eterno. Parou de exercer seu papel ao qual se dedicava com tanto amor em 2018, após ficar enfermo.

Gentil Dalmolin, aos 85 anos, deixa esposa, de 64 anos de casamento, 7 filhos, 18 netos e 2 bisnetos.

Deixamos aqui nossos sentimentos a familiares e amigos enlutados.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DE NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP