Reprodução Reprodução

Uma jovem que veio de Marabá, no Pará, acompanhada do filho de dois anos morreu nesta terça-feira (19), em Santa Terezinha (a 1.326 km de Cuiabá), onze dias após dar à luz a uma menina. Conforme nota da prefeitura do município mato-grossense, Janaína Batista Rodrigues, apresentou infecção na incisão cirúrgica do parto, mas faleceu devido a uma parada cardíaca.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no período em que permaneceu em Santa Terezinha, Janaína morou na casa de uma amiga e foi acompanhada pelas equipes de saúde locais em algumas consultas de pré-natal. O parto cesárea dela ocorreu no Hospital Municipal de Confresa, no dia 08 de janeiro.

Durante o pós-parto, a jovem que apresentava comorbidades teria desenvolvido a infecção após a cirurgia e foi transferida para o Hospital Municipal de Santa Terezinha, onde havia apresentado melhora do quadro de infecção nos últimos dias, mas Janaína faleceu na terça-feira (19) devido a uma parada cardíaca.

Pessoas próximas a jovem disseram que alguns exames foram solicitados no período em que ficou internada, no entanto, teriam que ser feitos na rede particular. Sem condições, os exames não foram realizados. A prefeitura não confirmou estas informações e reiterou na nota que tomou as medidas necessárias para a melhora da paciente.

O corpo da jovem foi encaminhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social para a cidade de origem, onde residem familiares dela.

Os filhos de Janaína (um menino de dois anos e uma menina de 11 dias) recebem ajuda e doações da população de Santa Terezinha que se comoveu com o caso. Eles estão sob os cuidados de uma amiga da jovem e amparados pelo Conselho Tutelar, aguardando a decisão do Sistema de Garantia de Direitos quanto ao destino dos mesmos. 

Veja abaixo a Nota de Pesar da prefeitura de Santa Terezinha:

A Prefeitura de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, lamenta profundamente a morte de Janaína Batista Rodrigues. Reiteramos que foram tomadas as medidas necessárias para que a paciente tivesse melhora no seu quadro, mas uma intercorrência a levou a óbito.

A jovem proveniente da cidade de Marabá-PA veio morar em nosso município no final do mês de novembro de 2020, grávida e acompanhada de um filho de 2 anos. No período em que permaneceu em Santa Terezinha, Janaína morou na casa de uma amiga. A jovem foi acompanhada pelas equipes de saúde locais em algumas consultas de pré-natal, e seu parto – Cesariano - foi realizado no Hospital Municipal de Confresa, no dia 08/01/2021, onde teve uma menina. No período pós-parto Janaína, que já apresentava algumas comorbidades, apresentou infecção na incisão cirúrgica do parto e foi internada no Hospital Municipal de Santa Terezinha.

O quadro da infecção teve uma melhora nos últimos dias, mas, infelizmente, no dia 19 de janeiro de 2021, Janaína veio a óbito devido a uma parada cardíaca. O corpo de Janaína foi encaminhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social para a sua cidade de origem, onde residem familiares; Os filhos de Janaína (um menino de 2 anos e uma menina de 11 dias) estão sob os cuidados de uma amiga da jovem e amparados pelo Conselho Tutelar, aguardando a decisão do Sistema de Garantia de Direitos quanto ao destino dos mesmos.

Todas as medidas para garantirem a segurança e necessidades básicas dos infantes tem sido providenciadas pelo poder público e as crianças também tem contado com a solidariedade de toda a comunidade.