Reprodução Reprodução

O prefeito Alto Taquari (MT), Fábio Mauri Garbugio, 48 anos, morreu na manhã deste domingo (26) em decorrência da Covid-19. Ele estava internado em um hospital de Goiânia (GO) desde sexta-feira (24), porém o quadro se agravou neste sábado, o gestor chegou a precisar ser intubado e acabou não resistindo. É o primeiro prefeito de Mato Grosso a morrer da doença. 

A informação foi confirmada à reportagem pelo secretário municipal de Saúde, Michel Lucas Rocha Souza. Segundo ele, Garbugio foi para Goiânia na sexta (24) para atendimento hospitalar. Realizou exames que atestaram o comprometimento do pulmão devido ao coronavírus.

Porém, neste sábado o prefeito apresentou piora e precisou ser intubado e internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Infelizmente, ele não resistiu e faleceu nesta manhã”, disse o secretário bastante abalado.

Segundo o secretário, é complicado entender a evolução da doença em uma pessoa jovem e com boa saúde. O prefeito, no entanto, era hipertenso.

O corpo de Fábio Garbugio será levado para sua cidade natal, Maringa (PR), porém devido à contaminação por Covid-19 não haverá velório. Ele deve ser sepultado na cidade.

A primeira-dama do município, Silvana Scutti Garbugio, também foi infectada pelo vírus, chegou a ser internada em Goiânia, mas já deixou o hospital. O casal foi diagnosticado na quinta (23), e deu início ao isolamento social, porém a situação piorou, então, eles buscaram ajuda médica em Goiânia.

Autoridades emitem pesar

O presidente da Associação Mato-Grossense dos Município (AMM), Neurilan Fraga, também confirmou e lamentou a morte do gestor. 

O deputado Thiago Silva que pertence ao mesmo partido o qual o prefeito fazia parte, lamentou a morte e lembrou do companheirismo e contribuição do colega. 

"É com imensa tristeza que lamentamos o falecimento do prefeito de Alto Taquari, Fábio Mauri Garbugio (MDB). Fábio era um grande companheiro partidário e contribuiu significativamente nestes últimos anos em prol do desenvolvimento do município. Peço a Deus o conforto aos familiares e prestamos as nossas sinceras condolências neste momento de dor", disse em nota.

Em nota governo lamenta falecimento

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, em nome do Governo de Mato Grosso, lamentam o falecimento do prefeito de Alto Taquari, Fabio Mauri Garbugio, neste domingo (26.07), em um hospital de Goiânia (GO), vítima da Covid-19.

"Eu e minha esposa Virginia lamentamos muito o falecimento do prefeito de Alto Taquari e prestamos nossas condolências à família, rezando para que Deus dê forças aos amigos e familiares neste momento difícil", disse o governador.

Fabio Garbugio foi diagnosticado com a Covid-19 na quinta-feira (23.07) e internado na sexta-feira (24.07) em um hospital goiano. Porém, não resistiu às complicações da doença e morreu neste domingo.