Banner MT
0
0
0
s2smodern

 

São Félix do Araguaia e seu lendário rioSão Félix do Araguaia e seu lendário rioOs municípios emancipados em 13 de maio representam 15% das cidades mato-grossenses. São eles: São Félix do Araguaia, Cláudia, Alto Taquari, Campinápolis, Novo Horizonte do Norte, Cocalinho, Vila Rica, Nova Olímpia, Comodoro, Marcelândia,  Indiavaí, Pedra Preta, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Peixoto de Azevedo, Tangará da Serra, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Terra Nova do Norte, Sorriso e Primavera do Leste.

A data não é mera coincidência. Em 22 de junho de 1976 o Diário Oficial publicou a aprovação pela Assembleia Legislativa de um projeto de autoria do deputado Ladislau Cristino Côrtes, elevando a município o distrito de São Félix, em Barra do Garças. O governador Garcia Neto apoiava o desmembramento para a criação da nova cidade, mas foi convencido pelo senador Valdon Varjão a deixar a sanção da lei para 13 de maio, pelo simbolismo da data. Varjão foi o primeiro senador negro no Brasil.

Garcia Neto gostou da proposta de Varjão  e a estendeu a outros dois distritos recém-criados pela Assembleia à espera de sua sanção.  Assim, em 1976, por leis distintas, também viraram cidades os distritos de Tangará da Serra e Pedra Preta Quem pediu a emancipação de Tangará foi o deputado José Amando, e de Pedra Preta, o deputado Afro Stefanini.

Pelo simbolismo do 13 de maio, data que em 1888 a  Princesa Regente do Brasil, Dona Isabel assinou a Lei Áurea abolindo a vergonhosa escravidão, outros governadores também adotaram o mesmo critério para sancionarem leis de emancipação de alguns municípios.

Tangará da Serra, a maior cidadeTangará da Serra, a maior cidade

Numa entrevista que me concedeu para falar sobre a divisão territorial de Mato Grosso o governador Garcia Neto revelou que a escolha da data para emancipar São Félix do Araguaia partiu de Varjão, e ele se sentia gratificado por adotá-la para a emancipação de municípios.

Ladislau Cristino Côrtes, era filho de Antônio Cristino Côrtes, fundador de Barra do Garças, foi prefeito daquela cidade e deputado federal.

Sorriso, maior município agrícola do mundoSorriso, maior município agrícola do mundo

O mais populoso dos 21 é Tangará da Serra, que tem 101.764 habitantes, seguido por Sorriso (87.815), Primavera do Leste (61.038), Peixoto de Azevedo (34.570), Vila Rica (25.570), Comodoro (20.513), Nova Olímpia(20.034). Pedra Preta (17.456), Campinápolis (15.830), Nova Canaã do Norte (12.739), Porto Alegre do Norte(12.347) Cláudia (12.052). São Félix do Araguaia (11.615), Marcelândia (10.700) e Alto Taquari (10.557)..

As menores populações são as de Indiavaí (2.725) e Novo Horizonte do Norte (3.985), Novo São Joaquim(5.199), Cocalinho (5.691)., Tabaporã (9.565) e Terra Nova do Norte (9.862),

Geograficamente os municípios se localizam quase todas as regiões, a exceção da Noroeste.

Primavera é polo de esmagamento de sojaPrimavera é polo de esmagamento de soja

Oito pertencem ao Vale do Araguaia:

Alto Taquari, Porto Alegre do Norte, Campinápolis, Novo São Joaquim, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Primavera do Leste e Cocalinho.

O Nortão tem 35 municípios e oito foram emancipados em 13 de maio:

Cláudia tem bom tratamento de esgotoCláudia tem bom tratamento de esgoto

Sorriso, Cláudia, Itaúba, Terra Nova do Norte, Marcelândia,  Nova Canaã do Norte, Peixoto de Azevedo e Novo Horizonte do Norte.

Indiavaí e Comodoro pertencem ao polo de Cáceres, na faixa de fronteira.

Nova Olímpia integra o polo sucroalcooleiro de Barra do Bugres.

Tangará da Serra é a grande cidade do Chapadão do Parecis e tem a quinta maior população mato-grossense (CuiabáVárzea GrandeRondonópolis e Sinop são os quatro mais populosos).

Pedra Preta pertence ao polo de Rondonópolis.

Novo horizonte do Norte na comarca de Porto dos GaúchosNovo horizonte do Norte na comarca de Porto dos Gaúchos

DETALHES – Sorriso é o maior município agrícola do mundo.São Félix do Araguaia é roteiro turístico. Peixoto de Azevedo sofreu redução populacional em meados da década de 1990, quando o garimpo do ouro entrou em exaustão, mas se recupera. Cláudia é o único que praticamente trata todo seu esgoto. Em Campinápolis a população indígena supera os demais residentes. Terra Nova do Norte é importante bacia leiteira. Comodoro faz fronteira com a Bolívia e divisa com Rondônia. Itaúba é o nome de uma madeira nobre que foi abundante na área onde a cidade surgiu. Terra Nova do Norte foi colonizado pelo pastor luterano Norberto Schwantes, para solucionar um grave problema agrário de posseiros com indígenas no Rio Grande do Sul.

Balsa na MT-326 para CocalinhoBalsa na MT-326 para Cocalinho

LOGÍSTICA – Não há rodovias pavimentadas para Vila RicaSão Félix do AraguaiaPorto Alegre do NorteNovo São Joaquim e Cocalinho.  O principal acesso a Cocalinho é pela MT-326 via Nova Nazaré, e depende de balsa para a travessia do rio das Mortes. Alto Taquari tem um terminal ferroviário.  

Poucos aeroportosPoucos aeroportos

São pavimentadas as pistas dos aeroportos de Tangará da Serra, São Félix do Araguaia, Sorriso, Primavera do Leste e Porto Alegre do Norte

Sede da Justiça em ItaúbaSede da Justiça em Itaúba

JUSTIÇA – Cocalinho (de Água Boa)Novo Horizonte do Norte (de Porto dos Gaúchos)  e Indiavaí (de Araputanga) não são sedes de comarcas.

Redação Boamidia

FOTOS:

1 – Facebook prefeita Janailza Taveira

2 – Instituto Memória do Poder Legislativo

3 , 4, 5 e 9 – Boamidia

6 – Prefeitura de Cláudia

7 – Prefeitura de Novo Horizonte do Norte

8 – André Romeu – Governo de Mato Grosso