A Coopemiga, que possui cerca de 1.800 cooperados, protocolou o pedido nesta terça-feira (24), na Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso

Foto: Comunicação ClaraFoto: Comunicação Clara

O presidente da Cooperativa de Garimpeiros e Mineradores da Região de Aripuanã (Coopemiga), Antônio Vieira da Silva, protocolou, nesta terça-feira (24), pedido de adesão ao Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), em Cuiabá. Criada há pouco mais de dois anos, a cooperativa, que tem cerca de 1.800 cooperados, tem se destacado no país nas ações de cooperativismo no setor de mineração.

“Essa aproximação é mais um passo na evolução da nossa cooperativa, que nesse período conseguiu se desenvolver de forma independente, por meio de ações em parceria com o Centro Integrado de Governança e Contabilidade Cooperativista (Cigecoop). A união de forças é a base do cooperativismo, por isso é importante agregar para fortalecer a nossa atuação”, afirma o presidente da Coopemiga.

Para ele, além da representatividade, a aproximação com a OCB-MT possibilita uma série de benefícios aos cooperados, como o acesso a cursos e formações por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado (Sescoop-MT) e do I.COOP (Faculdade do Cooperativismo).

De acordo com o presidente da OCB-MT, a adesão da Coopemiga tem bastante relevância para todo o sistema cooperativista do estado. “Esperamos contribuir para a cooperativa realizar bons negócios, que seus cooperados alcancem resultados positivos e seus colaboradores e equipe técnica consigam implementar inovação humana e tecnológica, respeitando o meio ambiente e incluindo a sociedade local”.

A diretora administrativa da Coopemiga, Andréia Cristina de Souza, destaca que esse vínculo com a OCB-MT facilitará o desenvolvimento de programas sociais na cooperativa. “É um importante passo para que, futuramente, por exemplo, os nossos cooperados tenham acesso a planos de saúde”, ressalta.

Também participaram da reunião na OCB-MT o diretor financeiro da Coopemiga, Ademir dos Santos, o ex-diretor da ANM-MT, Roberto Vargas, o Ceo da E79 Softwares de Gestão Cooperativa, Marcos Vargas, a Ceo do Cigecoop, Marta Lelis, e o representante da Anoro, Humberto Paiva.

Visita ao garimpo

O presidente da OCB-MT, Onofre Cezário de Souza Filho, visitou a sede da Coopemiga, no último dia 20 (sexta-feira), e conheceu o sistema de trabalho utilizado pela cooperativa. “Falamos sobre governança, sistemas de gestão corporativista e apresentamos desde nossa atuação em questões jurídicas e contábeis, até a forma de comercialização do ouro”, disse o presidente da Coopemiga.

Na oportunidade, o presidente da OCB-MT também conheceu o Posto de Coleta e Diagnóstico Microscópio da Malária, na Vila Garimpeira, que reduziu consideravelmente os casos da doença no garimpo. “Com a visita, foi possível ter uma visão macro do que conseguimos consolidar na área de serviços aos cooperados, produção e governança”, finaliza o presidente da cooperativa de garimpeiros.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DE NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP