202106125202106125

Um dos pontos turísticos mais visitados em Barra do Garças, o Parque Estadual Serra Azul, disponibilizou nesta quinta-feira (17), um link que proporciona a visualização em tempo real do Mirante do Cristo, além do encontro dos rios Garças e Araguaia e das pessoas que estiverem visitando a Unidade de Conservação.

Segundo Cristiane Schnepfleitner, gerente regional do parque, o intuito é que pessoas de qualquer lugar consigam apreciar a vista do mirante, como o nascer ou o pôr do sol, além de visualizar a cidade de Barra do Garças a qualquer momento. As câmeras ficarão ligadas 24 horas por dia, com transmissão no Youtube.

Ainda está sendo implantado no local, a Estação Fitness “Amarela”. Cristiane explicou que a ideia é montar espaço funcional e alongamento, além disso, criar uma passarela de acesso para idosos e pessoas com deficiências (PcD).

Mirante do Cristo

O Parque Estadual da Serra Azul possui 11 mil hectares. Para chegar ao mirante é preciso subir 1.204 degraus.

Uma peculiaridade observada pela gerente do parque é que a cada 100 degraus, uma placa mostra a numeração de escadas que já se passaram com o nome de uma espécie de animal que tem na unidade e com uma pegada do animal.

Restrições

Atualmente o acesso de carro ou pelas trilhas estão proibidos. Na última quarta-feira (10), o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (PSD), editou o decreto nº 4.643 que alterou dois artigos referentes a escadaria que dá acesso a réplica do Cristo Redentor. Assim, ficou permitido o acesso apenas por pedestres às escadarias com o intuito de realização de atividade física.

História

Criado pela Lei Estadual n° 6.539, como uma Unidade de Conservação, o Parque Estadual Serra Azul é usado por fiéis e toda região que vão fazer suas preces, pessoas que se exercitam no local e também aquelas que estão indo apenas apreciar a vista proporcionada que completou 27 anos no dia 31 de março.