O semáforo instalado no cruzamento da Avenida Paraná com a Av. Rio Grande do sul em Canarana/MT, está em funcionamento desde terça-feira (06/10). Com a nova sinalização, a população deve passar por um curto processo de adaptação.

Conforme a Secretária de Obras, Eliane Felten, o semáforo foi planejado para preservar a realização de todas as conversões que as pessoas já estavam acostumadas. Assim, foi configurado um semáforo de dois tempos, liberando um sentido a cada tempo. Segundo Eliane, “até poderia ser feito diferente, com um semáforo de 4 tempos. E então a gente liberaria cada eixo da avenida por vez, mas haveria um demora muito grande para quem está parado esperando o semáforo abrir”. Dessa outra forma, seria necessário esperar cada eixo liberar para que o motorista pudesse seguir seu percurso.

Foto: Site O PioneiroFoto: Site O Pioneiro

Na noite de terça (06/10), foi pintada a faixa de contenção para que não atrapalhasse o trânsito durante o dia. Essa faixa, sinaliza a parada no meio da rotatória. Inclusive, “o semáforo no meio da rotatória não tem nada de errado ou ilegal. É uma sinalização que funciona tranquilamente, desde que as pessoas entendam o funcionamento” afirma Eliane. 

Para o bom funcionamento do semáforo, é importante que a população tenha em mente as regras básicas de conversão. Assim, quando o motorista for realizar uma conversão, ele deve passar para a pista da esquerda ou da direita (dependendo o sentido que for seguir) e utilizar as setas. Inclusive, “hoje pela manhã eu fiquei um tempo lá observando e o que a gente pôde observar é que as pessoas já entenderam”, disse Eliane.

Com a instalação do semáforo no centro da cidade, Felten diz que surgiram preocupações por parte da população a respeito dos caminhões de grande porte. Entretanto, ela esclarece que o sentido obrigatório dos caminhões já está sinalizado a partir do Hotel Ypê Comfort, para que esses veículos não passem pelo centro da cidade. 

Eliane ressalta, “toda aquela rotatória é monitorada por câmeras de segurança e o alcance com certeza pega todas as entradas das avenidas. Então, fica aí um alerta para as pessoas que estão ultrapassando o sinal fechado e se irritando com a espera, está tudo sendo filmado. A polícia está visualizando o que está acontecendo naquela rotatória, através da câmera de monitoramento”.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.