0
0
0
s2smodern

 

Foto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoA Comarca de São Félix do Araguaia é a primeira do Norte Araguaia a contar com o Cejusc, ferramenta utilizada para a solução de conflitos desde 2017. Por isso a prefeita Janailza Taveira concedeu uma moção de aplauso ao Juiz de Direito, Dr. Ivan Lúcio Amarante.

O Cejusc é o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e tem como objetivo realizar audiências de mediação e conciliação no âmbito processual em assuntos de família, acidentes de trânsito, danos morais e outros. "É um incentivo a cultura da paz por meio do diálogo", destacou a prefeita que fez muitos elogios ao trabalho do magistrado, reforçando que a Comarca de São Félix é pioneira entre as de primeira instrancia a receber o centro.

As questões atendidas pelo CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) sao em relação a assuntos envolvendo questões de família, como guarda, alimentos e divórcio, bem como partilha de bens, acidentes de trânsito, dívidas, danos morais, demissão do trabalho, questões de vizinhança etc. "Com certeza esse tipo de atendimebto incentiva a cultura da paz por meio do diálogo, além de dar celeridade aos processos e pré-processos, além de ter agir com uma certa informalidade e a confidencialidade", destacou a prefeita Janailza que além de estar no cargo de Gestora do município de São Félix do Araguaia, tem por profissao a advocacia.

Desde a instalação do CEJUSC na Comarca de São Félix, em 2017, as ações no Centro vem contribuindo significativamente nas demandas de família, assim como em questões de relação de vizinhança e dívidas em aberto, com índices de acordo beirando a casa dos 70%. " Nas audiências realizadas em 2019, os acordos beiram a 70 % isso é um número importante para o Judiciário, mas também tem demonstrado na prática a eficácia do diálogo e a importância do empoderamento das partes na solução consensual de suas demandas", finalizou a Prefeita. Vale lembrar que os atendimentos realizados pela CEJUSC, são de seu da a sexta-feira, das 12:00 as 18:00 hs, horário de MT, no forum local.