1707105O Tribunal de Contas de Mato Grosso realiza oficinas do Projeto 02 –‘Incentivo ao Acesso á informação e a Consciência Cidadã’ do PDI, o objetivo é estimular a participação dos Conselhos de Politicas Públicas na elaboração de Politicas Publicas na elaboração e acompanhamento da execução do Planejamento Estratégico, e teve sua abertura às 8 horas desta segunda-feira 24 de julho nas dependências do CEFAPRO e contou com a presença de representantes da Administração Municipal, Câmara de Vereadores, conselhos municipais e comunidade em geral.

O projeto 2 do PDI se propõe a incentivar o acesso à informação por parte da sociedade e estimular a consciência cidadã por parte da população por meio de oficinas e capacitações via Ensino a Distância (EAD) com conselheiros membros de Conselhos de Políticas Públicas e agentes de organizações da sociedade.

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado foi implantado em 2012 pelo TCE-MT com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos resultados da gestão, em benefício da sociedade. O PDI foi concebido a partir de cinco projetos interligados: Projeto 1 - Apoio ao Planejamento Estratégico; Projeto 2 - Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 - Orientação por meio de Cursos Presenciais e à Distância; Projeto 4 - Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; Projeto 5 - Modernização Institucional.

Entre 2012 e 2016, por meio do Projeto 2, foram estimuladas 6.138 pessoas, sendo que destas, 3.508 são conselheiros de políticas públicas, representando 721 conselhos, e cerca de 80% das demandas propostas pela sociedade foram inseridas no Plano Estratégico dos municípios. Além disso, mais de 2.500 conselheiros participaram da Capacitação de Controle Social, realizada via EaD – Ensino à Distância.