Foto: Assessoria de CampanhaFoto: Assessoria de CampanhaO médico Mariano Kolankiewicz Filho, o Dr. Mariano (MDB) venceu a eleição para prefeito de Água Boa na disputa que travou com o empresário Maurício Tonhá (DEM). Essa vitória, mais que um resultado eleitoral, significa a queda de Tonhá, um dos políticos mais conhecidos e vencedores no Vale do Araguaia, que é a região de Água Boa, e o fortalecimento do único deputado estadual eleito pela região, Dr. Eugênio Paiva (PSB), que lançou Mariano na disputa e coordenou sua campanha.

A chapa de Mariano se completou com a vice-prefeita Rejane Garcia (PSDB), que se reelegeu ao cargo. Tonhá formou dobradinha com o vereador Jonathan Silveira (PL). Mariano recebeu 7.747 votos (51,53%) e Tonhá 6.346 (48,47%).

Tonhá foi vereador, presidente da Câmara e prefeito reeleito. Sua candidatura teve apoio do prefeito Mauro Rosa, o Maurão (PSD), que cumpre o segundo mandato consecutivo, e ao longo da campanha recebeu mensagens de figuras importantes, a exemplo da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

O grupo de Tonhá está no poder em Água Boa há 16 anos: oito anos com ele na prefeitura, e outros oito anos com o prefeito Maurão.

Progresso

Água Boa aguarda o início da construção do trecho da Ferrovia FICO, com 383 quilômetros, que a ligará à Rejane Garcia, Dr. Eugênio e Dr. Mariano / Foto: Assessoria de CampanhaRejane Garcia, Dr. Eugênio e Dr. Mariano / Foto: Assessoria de CampanhaFerrovia Norte-Sul, em Mara Rosa (GO). O apito do trem deverá proporcionar grande impulso ao desenvolvimento daquele município e região.

Água Boa tem 26 mil habitantes e se situa no centro geodésico do Brasil. A cidade é dividida ao meio pela rodovia BR-158, que liga Barra do Garças ao Pará.

Gargalos

Nem tudo serão flores para o prefeito eleito Mariano. Água Boa não trata seu esgoto, há déficit habitacional, o município não tem política de habitação, a população cobra o funcionamento das creches em horário integral durante o ano todo e a cidade não conta com pronto socorro municipal.

Apoio

Mariano terá bom suporte político em Cuiabá e Brasília. O deputado estadual Dr. Eugênio reside naquele município e foi decisivo para sua eleição.

Na Assembleia a bancada do PSB tem, além de Dr. Mariano, o deputado Max Russi. Entre deputados estaduais e federais do PSB de Dr. Eugènio, MDB de Mariano e do PSDB de Rejane, os eleitos para administrar Água Boa terão apoio de 17 parlamentares, e dentre eles, o cacique emedebista Carlos Bezerra.

Redação: Boa Mídia

Resultado eleições para prefeito em Água Boa / Foto: G1Resultado eleições para prefeito em Água Boa / Foto: G1