DivulgaçãoDivulgação

Em comemoração ao dia do Gaúcho e a semana farroupilha a prefeitura de Paranatinga e Câmara Municipal através da secretaria de Educação e Cultura irá promover uma Roda de Chimarrão no dia 18 de setembro às 16 horas na praça central. O evento busca enaltecer a presença da cultura gaúcha na sociedade paranatinguense.

Devido a pandemia será mantido o distanciamento social, além de ser proibido o compartilhamento de cuias, ou seja, cada um deve levar seu equipamento para o mate. Informações no whatsapp: (66) 9 9988-9931.

A secretária de Cultura Lorrayne Bettega informou que para abrilhantar o evento é importante usar trajes típicos do Sul, quem não possui os trajes pode comparecer também.

-Saiba Mais:

O dia 20 de setembro, conhecido como o Dia do gaúcho, é feriado no estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o dia em que teve início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835.

Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história, que durante 10 anos - conhecido como o Decênio Heroico (1835-1845) - teve como cenário o Rio Grande do Sul, sendo por isso a data mais importante do calendário do estado.

Assim, O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha.

O que foi a Revolução Farroupilha?

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, na qual os revoltosos queriam se separar do Império do Brasil. Recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. Após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas, a revolução chegou ao fim em 1º de maio de 1845.

Semana Farroupilha 

O Dia do Gaúcho está incluído na Semana Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 13 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e é a maior festa popular do estado.