Na manhã de sexta-feira (16.7) os servidores municipais de Nova Xavantina publicaram um vídeo no canal NX1 do facebook, convidando a população para levar seus cães e gatos para a praça dos três poderes em frente  aprefeitura, para realização de teste de leishmaniose.

A Leishmaniose é uma doença infecciosa ocorrida em pesoas e animais, causada por um protozoário e transmitida pela picada do mosquito-palha, afetando os órgãos como o baço, o fígado e a medula óssea, além feridas na pele que podem evoluir para a boca e o nariz. Se não tratada pode levar a morte.

Infelizmente a doença ainda não tem cura total, existindo apenas um tratamento paleativo que reduz os sintomas e a transmissão, porém o parasita continua no sistema do animal.

Segundo o site ourofino saúde animal, possivelmente, o cachorro infectado terá de repetir o tratamento, realizar exames e avaliações clínicas para acompanhamento ao longo da vida.

Na publicação do facebook não há mais informações sobre dias e horários dos testes ou metas da secretaria. Segue o contato da Prefeitura: (66) 3438-2653