Reprodução Reprodução

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) disponibilizou a lista das matrículas classificadas para realizar o curso de Condutor de Turismo, promovido na modalidade ensino a distância (EAD), pela Escola Técnica Estadual (ETE) de Barra do Garças. A lista final pode ser acessada AQUI.

O curso que está sendo realizado com recursos do estado, tem como objetivo promover e ampliar a capacidade no setor de turismo na região de Barra do Garças.

As aulas terão início no dia 25 de janeiro. O processo de seleção foi determinado por ordem de inscrição. Como ocorreu mais inscritos do que a quantidade de 90 vagas disponíveis, consta na lista cadastros reservas.

Foram classificados cerca de 78 residentes dos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, esses, detinham prioridade nas vagas. As outras 12 vagas foram destinadas para os municípios circunvizinhos, dentre eles residentes de Araguaiana, Nova Xavantina, Torixoréu e General Carneiro.

A coordenadora de Educação Profissional e tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares, explicou que este curso forma perfil profissional para conduzir visitantes e turistas em Unidade de Conservação legalmente protegidas.

“O aluno vai atuar nos procedimentos de orientações e informações sobre os aspectos ambientais e socioculturais do atrativo, além de auxiliar o guia de turismo. As aulas serão on-line, mas terão atividades práticas obrigatórias, com simulações de trabalhos presenciais realizadas no parque estadual da Serra Azul”, falou.

O curso contempla componentes curriculares de itinerário formativo como curso Técnico em Guia de Turismo Regional, mas a atuação deste profissional é local, limita-se apenas ao município em estudo. A intenção é abrir novas vagas em outros municípios que tenham a regulamentação para atuação deste profissional.