ReproduçãoReprodução

O Projeto Memórias de Água Boa, do Vereador Alan Apio, publicou um novo vídeo resgatado de antigas fitas VHS e publicado nesta quarta-feira (12.02) no canal do projeto no youtube e no whatsapp.

O evento realizado no CTG Coração Gaúcho, está publicado como "ano desconhecido", tinha uma espécie de decoração natalina de madeira e palha sobre o palco e o salão ainda tinha piso de madeira.

Os cartazes na parede identificam que haviam caravanas de outras cidades participando do evento, entre eles o CTG de Querência-MT, o CTG 18 de Setembro (Diamantino-MG) e o CTG de Sorriso-MT.

Durante a apresentação de uma dança tradicional gaúcha chamada "Tirana do Lenço" o equipamento de pirotecnia (que produz uma explosão controlada de som, luz e fumaça) jogou uma faísca na decoração.

Logo a faísca se transformou em chamas e os presentes tentaram apagar com os líquidos que estavam em garrafas e copos. Algumas pessoas subiram na estrutura e desmontaram a decoração.

Quando o fogo foi controlado um grito de alívio e conquista foi emitido pela multidão presente.

MEMÓRIAS

O Projeto Memórias de Água Boa tem diversos vídeos antigos digitalizados e entrevistas recentes com pioneiros de Água Boa, bem como um acervo de itens, livros, cartazes e objetos que fizeram parte da história do município e da região, disposta atualmente na Câmara de Vereadores e na internet pelo endereço https://memoriasdeaguaboa.com.br/

Ano Desconhecido

Em pesquisa realizada pela redação do site Notícias do Araguaia descobrimos que O MTG-MT realizou de 25 a 27 de novembro de 1994, no CTG Recordando os pagos de Sorriso-MT a 1ª Festa Campeira do MT-FECAMP e o 1º Festival Mato-grossense de Arte e Tradição Gaúcha - FEMART.

Tratando-se de eventos anuais ou bianuais, de acordo com o cartaz mostrado no vídeo, estima-se que o 2º FECAMP tenha ocorrido em 1995 ou 1996 em Água Boa.