Foto: Júlio Cpesar Moletta | ABATFoto: Júlio Cpesar Moletta | ABAT

As equipes de Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina e Querência da modalidade esportiva Airsoft se enfrentaram neste domingo pela manhã (03.11), no Parque de exposições Antônio Tura, em Água Boa.

O Airsoft é uma modalidade esportiva de tiro com pequenas bolinhas de plástico (cerca de 5mm), disparadas por uma réplica de arma de fogo (simulacro) que possui uma ponta laranja ou vermelha característica, em que os "operadores" (nome técnico de quem manuseia a simulacro) completam objetivos semelhantes a treinamentos e situações de guerra.

Diferente do Paintball que atira bolinhas de tinta para marcar quem foi alvejado, o Airsof é um jogo de honestidade, em que a pessoa precisa declarar quando foi atingida, sendo a palavra do atirador contra a palavra do alvo. De acordo com os praticantes, o impacto da bolinha não doi nem machuca há certa distância, mas são necessários equipamentos de proteção, principalmente óculos para proteger o olhos.

Foto: Tener BaumgardtFoto: Tener Baumgardt

O membro da diretoria (ainda não oficilizada) do grupo ABAT - Água Boa Airsoft Team, Bruno Barreto, que é Médico Veterinário, explicou que no jogo existem apenas dois times, os de faixa azul e os de faixa vermelha no braço, formados por integrantes sortidos de cada cidade, gerando integração entre todos.

Para ser um operador é necessário investir em equipamentos de proteção e na simulacro que atualmente fica na faixa de 700 a 5.000 reais entre os modelos mais simples aos mais sofisticados, mas para participar do jogo basta entrar em contato com a equipe da cidade que sempre tem um equipamento que pode ser emprestado, o importante é a amizade e a diversão - delcarou Bruno.

O esporte tem cerca de 2 anos e vem crescendo na região. Dentre os membros das equipes estão empresários, profissionais liberais, policiais militares, comerciantes e trabalhadores. Um dos presentes em Água Boa neste final de semana foi o youtuber de Querência "Will Sniper", que tem um canal sobre Airsof com mais de 3 mil inscritos. Confira um de seus vídeos:

O evento em Água Boa teve início as 6h30 da manhã e nem a chuva impediu os "operadores" de praticarem suas missões, que se estenderam até por volta do meio dia, quando foi celebrado um almoço com costelão.

O site Notícias do Araguaia esteve presente na competição e em breve vamos publicar a reportagem em vídeo. Continue acompanhando nosso trabalho.