Foto: Israel MonteiroFoto: Israel Monteiro

O Governo Municipal de Vila Rica, através da Secretaria de Cultura Desporto e Lazer, deu início na última semana de junho, à construção do Centro Cultural de Vila Rica. A obra será feita com recurso próprio e deve ser investido R$ 326.365,73 mil.

A ideia de construir um Centro Cultural em Vila Rica, era projeto do Governo Abmael e João da pá, eu Sandra Regina como participante do projeto da gestão dela também tinha esse sonho devido saber da importância de haver um espaço Cultural onde pudéssemos usufruir de uma boa leitura, também proporcionar aprendizagem, tanto de musicas, oficinas de pinturas quanto de danças e outras áreas da arte.

Assim que iniciou o mandato começamos a desenhar e imaginar como e onde seria. O Secretario anterior Alcides Pereira Abreu me falou de um sonho de realizar algo semelhante na antiga E.T.A. Não havia nenhum registro, então fomos in loco juntamente com o Jovair dos Santos Luz, na época Diretor de Esporte, Fabricio Lindon Silva Coordenador de Cultura e eu Sandra Regina Marques da Silva Martins Secretária de Cultura Desporto e Lazer.

Visitamos o local, analisando detalhadamente cada estrutura e vendo a possibilidade para as necessidades pensadas. Logo informei ao Prefeito Abmael da ideia o qual acatou prontamente visitou o local, acompanhado do Vice-Prefeito João da pá, na data esteve conosco o jovem empresário Ian Farias que também se encantava com a ideia e a equipe da Secretaria de Cultura Desporto e Lazer. E o Prefeito solicitou a vistoria do engenheiro para que desse um parecer a respeito das condições da estrutura. 

O Engenheiro Rafael, que após análise aprovou a estrutura. Assim dei inicio ao croqui e passei para o chefe do departamento de engenharia Eleandro Kovalski o qual fez todas as medições necessárias. Enfim o projeto foi posto no papel, em vídeo 3d e iniciamos o sonho apresentando em congresso das bibliotecas em Cuiabá, apresentando a deputados Estaduais, vereadores e alguns empresários locais para que o projeto fosse realizado. Não obtemos êxitos apesar de todos admirarem e aprovarem a ideia.  

Além da necessidade para o nosso município, por não haver um lugar desse porte, havia também a importância de transformar o espaço em algo útil, pois os livros do município se encontravam em local insalubre, sem acesso ao público, já há muitos anos, outrossim a utilização do espaço por usuários de drogas ilícitas, deixando os moradores do Bairro receosos, em transitar, por ser também sujo e totalmente abandonado.

Durante esses três anos e meio apresentei a Deus esse projeto e vislumbrei junto ao executivo, Estimado primeiramente num valor de 320.000 para nós estava impossível realizar com recursos próprios.

E AGORA PODEMOS RENDER GLÓRIAS A ELE, POISA ORDEM DE CONSTRUÇÃO FOI DADAS E SEI QUE ESSE ESPAÇO SERÁ UM PONTO BEM PROVEITOSO: TURISTICO, EDUCATIVO E CULTURAL PARA OS CIDADÃO DE VILA RICA. E gratidão como professora, artista cidadã ao prefeito Abmael  e a todos os funcionários envolvidos,  por ter se empenhado junto a minha equipe da secretaria de Cultura Desporto e Lazer para execução desse projeto.

O Prefeito Abmael sabe a importância do Centro Cultural para o município e por isso acredita que a construção da obra é uma forma de valorizar a cultura local. “O projeto é bem moderno e nossa sociedade merece. Temos o orgulho de construir esse espaço exclusivo para a cultura e também termos o primeiro Centro Cultural da região Norte do Araguaia”, enfatiza o Prefeito Abmael Borges.