O programa Ombro Amigo tem parceria da Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR) e Universidade Cuiabá (Unic), com apoio do Ministério da Infraestrutura.

Foto: Dialum Assessoria Foto: Dialum Assessoria

Saúde mental em tempos de pandemia é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço. Dessa forma, pensando no bem-estar e necessidades dos caminhoneiros, a Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR) lançou o programa Ombro Amigo, em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic) e apoio do Ministério da Infraestrutura.

O termo de colaboração foi assinado nesta segunda-feira (29) pela presidente da ABR, Margareth Buzetti, e pela reitora da Unic, Maria Angélica Motta da Silva.

O programa que irá oferecer atendimento psicológico gratuito online aos caminhoneiros de todo o país, surgiu de um relato ouvido pela Margareth sobre as dificuldades que a categoria tem enfrentado.

“Sabendo de toda essa problemática e sentindo a pressão desde o ano passado, eu pensei: por que nós não promovemos então um acolhimento psicológico ao motorista?”, conta a presidente da ABR.

Assim nasceu a parceria com a Unic, que oferecerá os atendimentos pela Faculdade de Psicologia. Segundo a reitora da universidade, o programa Ombro Amigo vai ao encontro dos objetivos da instituição de oferecer e facilitar projetos que auxiliem a comunidade.

“Nesse momento de pandemia, todos estamos nos sentimos pressionados e os caminhoneiros também. Precisamos deles para receber alimentos, medicamentos, e outras demandas. Esse suporte emocional é importante para que os caminhoneiros se mantenham saudáveis.” explica Maria Angélica.

A ABR terá um papel fundamental na difusão dessa informação para a comunidade, fazendo a distribuição do link de acesso ao programa para 1,5 mil indústrias, garantindo que o atendimento chegue até os caminhoneiros.

As consultas com os profissionais da Faculdade de Psicologia serão feitas diretamente com a instituição pelo do Microsoft Teams e não precisam ser agendadas. Na fase piloto, as consultas acontecerão por oito semanas, de 5 de abril a 28 de maio.

Os atendimentos serão feitos mediante disponibilidade nas segundas, terças, quintas e sextas das 19h às 21h; terças, quartas e quintas, das 8h às 11h. Para acessar o serviço,a pessoa interessada precisa clicar no link https://bityli.com/BE4kG em um dos horários disponíveis e informar o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).