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Longa do cineasta mato-grossense Severino Neto participa da mostra Território Brasil, depois de estrear em festival sediado em SP

DivulgaçãoDivulgação

O filme “A Batalha de Shangri-lá” será um dos representantes de Mato Grosso na 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, considerado o maior do cinema nacional e o mais antigo do país. O filme será exibido na Mostra Paralela – Território Brasil, neste sábado, dia 30.  A obra é a estreia do publicitário, roteirista e cineasta mato-grossense Severino Neto na direção de longas e tem como co-diretor Rafael de Carvalho.

A mostra já é a segunda a qual A Batalha de Shangri-lá participa no país, neste mês. No dia 17 de novembro, o filme estreou no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, realizado em São Paulo, entre 13 e 20 passados, no Cinesesc.

O espectador acompanha a jornada de João que, depois da morte de seu pai adotivo, parte em busca de sua mãe biológica, que o abandonou há quase 40 anos no interior de Mato Grosso. Em uma jornada física e emocional por um Brasil profundo, o passado da mãe surge pouco a pouco, e as convicções e preconceitos de João rompem tabus.

“A Batalha de Shangri-lá” é uma história atual e recorrente, que toca em temas difíceis de lidar, como violência familiar, social e a sexualidade em evidência. O filme é um drama, com pitadas de suspense e tragédia, com nuances e camadas complexas, desvendadas passo a passo.

O cineasta Severino Neto conta que o filme nasceu para amenizar sua angústia sobre o tema sexualidade e violência familiar, e que a narrativa é baseada em suas vivências e observações. “Cinema é pegar tudo que você viveu e viu, tudo que te emocionou, te fez sofrer, tudo que faz sentido ou não, tudo que te incomoda. Cinema é sua voz, sua opinião, sua ideologia. É responsabilidade com o seu entorno e uma crítica sobre o que você considera belo, intrigante, errado ou absurdo”.

O roteiro de “A Batalha de Shangri-Lá” foi vencedor de festivais e editais, tendo sido selecionado em Madri (Espanha) na 13ª edição do concorrido Ibermedia (programa de incentivo à co-produção de filmes de ficção e documentários realizados na comunidade Ibero-Americana).

“Foi no Ibermedia que o roteiro de fato nasceu”, explica Severino. “Meus consultores foram Karim Ainouz e Tomas Aragay, dois baitas roteiristas, graças a isso o filme existe. O Ibermedia é importante, porque é um grande Laboratório de Desenvolvimento de Roteiro, um dos maiores do mundo, que abrange toda a América Latina, mais Portugal e Espanha”. Roterista e cineasta, Karim Ainouz é diretor de “A Vida Invisível”, produção brasileira indicada a concorrer ao Oscar de Filme Estrangeiro em 20020.  O roteiro de “A Batalha de Shagri-la” também venceu o primeiro edital de produção Ancine/FSA.

A produção conta com nomes conhecidos no elenco principal, como a atriz Ingra Liberato, que entre outras novelas globais fez “Ana Raio e Zé Trovão”, “Tieta” e “Segundo Sol”; o ator Gustavo Machado cuja longa carreira no cinema inclui os filmes “Chacrinha”, “Elis”, “Bruna Surfistinha” e “As Melhores Coisas do Mundo”, além de novelas como “A Força do Querer”, “Além do Tempo” e “Sete Vidas” - atualmente Gustavo pode ser visto na série “Coisa Mais Linda”, da Netflix; e Maria Ceiça da série “Sobre Pressão”, da Globo. Ceiça também estrelou novelas de sucesso como "Por Amor" e as séries "Chiquinha Gonzaga" e "Filhas do Vento" e os filmes "Se eu Fosse Você", “Orfeu” e “Carlota Joaquina”.

As locações foram em Cuiabá e em estradas por Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Nova Brasilândia. A equipe de produção é 80% local.

Brasília - O Festival de Brasília teve início em 22 de novembro e segue até 1º de dezembro, exibindo longas e curtas-metragens distribuídos entre Mostra Competitiva – com prêmios em dinheiro e troféu Candango para todas as categorias –, Mostra Brasília BRB de Cinema e mostras paralelas.

Realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, em parceria com o Instituto Alvorada Brasil, a 52ª edição do evento tem como tema a Afirmação do cinema nacional, cujo objetivo é amplificar o potencial do Festival de Brasília como vitrine e oportunidade para o fechamento de novos negócios na área do audiovisual.