Pichetti Rui Vilani  Inez Trentin Zandoná  Tarcísio Tonhá  Outros

Imagem Ilustrativa

Respiramos de 12 a 20 vezes por minuto

Frequência respiratória é o número de inspirações que você dá por minuto. A média de um adulto em repouso é de 12 a 20 respirações por minuto. Se um ser humano parado respira menos de 12 vezes ou mais de 25 por minuto, isso pode ser um problema. Asma, ansiedade, pneumonia, insuficiência cardíaca e o uso de entorpecentes podem alterar sua frequência respiratória.

A maioria das pessoas respira apenas por uma narina por vez

Graças a uma coisa chamada “ciclo nasal”, que atinge de 20% a 80% da população. Uma narina é bloqueada durante o ciclo nasal, assim o indivíduo só pode respirar cerca de 40% da quantidade normal inalada. E não importa se você é destro ou canhoto, a “narina dominante” muda periodicamente.

Ninguém consegue respirar e engolir ao mesmo tempo

Isto é, a menos que você seja um bebê com algum distúrbio respiratório. Isso acontece porque, em algum ponto de nossa evolução, os seres humanos perderam a capacidade de fazer isso - o canal por onde respiramos é o mesmo por onde engolimos, inclusive é por isso que conseguimos respirar “pela boca”. Não tente fazer isso - é realmente impossível.

Existem mais bactérias na sua boca do que seres humanos na Terra

O microbiólogo Bruce Paster, do Instituto Forsyth, em Boston, afirma que há entre 10 e 50 bilhões de bactérias em sua boca - mais do que pessoas em todo globo terrestre. Pense nisso na hora de beijar alguém: é como trocar milhões de bactérias! Claro que a maioria delas não faz mal algum ao seu corpo.

:  Uma das condições essenciais para se ter um corpo saudável, é a educação em saber respirar e expirar. Quando estamos em uma caminhada, nem lembramos que temos narinas, quanto mais respirar. Isso é ruim, pois se educarmos nossos costumes, poderemos respirar e aspirar, de modo que aproveitemos mais o ar que supre nosso organismo... cadenciando esses movimentos, dando maior entrada do ar puro e expirar mais o gás carbônico... acontecendo isso, o nosso corpo agradece... e é tão simples, principalmente quando estamos em um ambiente de ar puro, que é o nosso caso aqui em Agua Boa, que ainda não é uma cidade poluida.