0
0
0
s2smodern

 

A humanidade evolui de forma exponencial nos tempos atuais, embasada na produção de convencimentos e tecnologias que visam melhorar nossas condições de vida.


Paradoxalmente a evolução científica o homem tem produzido lixos, dos mais diversos e em quantitativos crescentes, negligenciando sua coleta e destinação.
Tal realidade tem produzido efeitos negativos no planeta, impactando negativamente a natureza, causando a poluição do ar , do solo e das águas e, por consequência,destruindo ecossistemas, pondo em risco e causando o desaparecimento de espécies animais e vegetais.


Esta tendência irresponsável e auto destrutiva da humanidade deve ser revista e revertida com urgência!


Para tal, creio que conscientizar seja o primeiro passo, via campanhas públicas, conferências, seminários e eventos de alcance popular.
Outro caminho a seguir diz respeito a educação formal com a inclusão de temas relacionados a educação ambiental e desenvolvimento sustentável nas grades escolares.


Paralelamente devem ser desenvolvidas e implementadas políticas públicas em todas as esferas de poder objetivando mitigar os impactos da poluição na natureza.


Além de reduzir a produção de lixo e emissão de poluentes é imperativo reutilizar materiais descartados, dando-lhes utilidade.Por sua vez, a reciclagem deve constituir-se em atividade contínua e transformadora.


Por fim, torna-se imprescindível que o homem repense o tema, reavaliando, tomando novas posturas no irreversível caminho de busca pela qualidade de vida e respeito a natureza.