0
0
0
s2smodern

imagem ilustrativa

Recentemente nos deparamos com dados a respeito do PIB de alguns município da região e o PIB per capta que é o somatório de todas as riquezas produzidas em determinado município dividido pela sua população. Evidentemente que tais indicadores tem sua importância porém, de forma relativa. Explico: um município com uma grande área cultivada  uma população pequena, terá um PIB elevado e uma renda per capta significativa, porém indicadores como a distribuição de renda e a qualidade de vida não são considerados por tais indicadores.

Partindo do pressuposto de que para medir a qualidade de vida de uma população não se deve considerar apenas aspectos econômicos, mas também as demais variáveis que influenciam a qualidade da vida humana a ONU- Organizações das Nações Unidas- Criou o IDH- Índice de Desenvolvimento Humano. O IDH varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total). Quando uma município ultrapassa 0,7 o desenvolvimento é considerável alto.

O cálculo do IDH leva em conta além do PIB per capta, outros dois componentes: a educação e a longevidade. A educação é avaliada a partir da taxa de analfabetismo e das matriculas em todos os níveis de ensino. Quanto a longevidade, sua aferição dá-se através da expectativa de vida ao nascer. Imprescindível salientar que a longevidade esta diretamente associada às condições gerais de saúde e qualidade de vida.

No decorrer do tempo o IDH tornou-se uma referência mundial e permitiu a criação de um índice de desenvolvimento humano municipal o IDH-M o qual permite aferir e comparar as condições de vida no interior de um mesmo pais e de uma mesma região.

Como 0,729, o IDH-M do município de Água Boa-MT está classificado como alto, constituindo-se no segundo melhor dentre os 32 municípios do Vale do Araguaia!

Mais importante que produzir renda (PIB) é distribuir esta renda, através de políticas públicas, produzindo desenvolvimento humano e qualidade de vida. Neste contexto, estamos no caminho certo, fazendo de Água Boa uma lugar bom de se viver.

LUIZ OMAR PICHETTI