Pichetti Rui Vilani  Inez Trentin Zandoná    Outros

 

Imagem Ilustrativa Brasil o país do agro, este poderia ser tranquilamente um slogan popular, dada a importância do setor para a economia nacional.
Com desempenhos expressivos nas últimas safras o setor transformou o país no terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo, puxando a economia de forma positiva.


Inobstante o bom desempenho, verificam-se inúmeras carências no setor como a necessidade de infraestrutura, estimulos e incentivos para a qualificação da mão de obra rural, organização de estoques de insumos, ações integradas voltadas a o abastecimento e a segurança alimentar.


Merecem destaque o grande o grande desenvolvimento científico e tecnológico que aliado a expansão das fronteiras agrícolas, configuram-se nos principais fatores responsáveis pelos crescentes progressos do Brasil no agronegócio mundial.


A agricultura transformou-se, pelo esforço doa seus atores, na condutora da economia brasileira, apesar do verdadeiro " bulling coletivo " a o qual é rotineiramente submetida.


Causam perplexidade as críticas costumazes e, via de regra infundadas, direcionadas a os profissionais do campo. A atividade é tão pouco valorizada e respeitada que o dia mundial da agricultura, comemorado em 20 de março, passou desapercebido...


Indiferentes e dedicados, os agricultores continuam plantando, colhendo e criando para por às mesas os alimentos essenciais à sobrevivência dos seus críticos.