Pichetti Rui Vilani  Inez Trentin Zandoná    Outros

Foto: Fernando Weissheimer

Assim como um ato corriqueiro de corrupção transformou a Operação Lava Jato no maior fato jurídico de combate a os ladrões de colarinho branco do mundo, levando à cadeia políticos e empresários até então intocáveis, a greve dos camioneiros poderá ser o marco inicial de mudanças que vão muito além do escorchante preço dos combustíveis.

Para ser breve, me detenho apenas em uma das múltiplas injustiças do "sistema " brasileiro: a imoral carga tributária e o pífio retorno social dela resultante. Em lugar algum do planeta os impostos são tão vorazes sobre os alimentos como no Brasil! Paradoxalmente em nenhum lugar do mundo os benefícios recebidos pela população são tão insignificantes quanto aqui.

É estarrecedor perceber que temos um exército dr 14 milhões de desempregados! E o governo, pródigo em distribuir esmolas oficias como as bolsas famílias, dá com um pires e tira com uma bandeja, através da draconiana taxação tributária. Uma afronta a ética e ao bom senso.

O imposto cobrando sobre a comida, mais que o triplo daquilo que cobram os países ricos, fatalmente levará o país ao caos social. É um contra-senso, uma vergonha que no maior produtor mundial de alimentos haja tanta gente passando fome...

Definitivamente o Brasil carece de autocrítica e necessita se reinventar. Que sabe a greve dos camioneiros seja a seara ideal para o começo deste processo.

Luiz Omar Pichetti
Eng. Agronomo