Pichetti Rui Vilani  Inez Trentin Zandoná    Outros

Imagem Ilustrativa | BBC Brasil 2019

O mundo é cíclico e os principais momentos da história planetária, foram marcados por rupturas, como a revolução mercantil do século XIV, a industrial do século XVIII e a atual revolução tecnológica, iniciada no século passado e que perdura no tempo presente.

Por ter forte influência na transformação dos meios de comunicação, a sociedade mundial passa a ser modificada em todos os seus aspectos por força do alcance global.

A globalização amplia as faculdades das comunicações e, por óbvio, interfere fortemente na transmissão de valores e costumes. Todavia, observa-se uma dominação cultural com imposição da cultura dominante, imposta pelos povos economicamente mais desenvolvidos.

A chamada indústria cultural é um exemplo disso a medida que gera e impõe comportamentos e costumes.

Como consequência, verifica-se uma padronização no modo de ser e agir dos indivíduos, com adesão as referências dominantes e m detrimento a prática dos valores tradicionais.

Nesta ótica, ocorre uma espécie de " colonização digital" no sentido de que os valores dos dominadores são definitiva e maciçamente impostos sobre os demais povos mesmo ante a resistência destes em manter seus princípios.

No Brasil o chamado politicamente correto tem imperado e dominado mentes, impondo hábitos, enterrando valores e banalizando comportamentos, de tal sorte que a falta de respeito, decência, caráter e educação, são preocupantes e notórios.

Com isso, meios e atitudes são consequências; a ética do dinheiro impera e a cultura do TER, supera a do SER, em escala preocupante .

Para onde vamos? O que queremos? Qual futuro nos aguarda?

Claramente, as relações pessoais estão esvaziadas pela imposição do trabalho. Acredito que as pessoas precisam se encontrar, conhecer, conviver , sob pena de sucumbir a valores que lhes são impostos, dentre os quais a perda gradativa da influência da família na formação do indivíduo.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DE NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP