Pichetti Rui Vilani  Inez Trentin Zandoná    Outros

Foto: Design Gráfico | Tener Baumgardt

5 anos e alguns mêses após o lançamento do whatsapp no mundo, seria criado o grupo UTILIDADE PÚBLICA Água Boa, em dezembro de 2014, completando então 7 anos de existência em 2021.

Talvez hajam outros grupos até mais antigos que este no município, mas o que temos propriedade para falar das origens e curiosidades é sobre este em especial, que este autor criou e tenta manter salubre até o momento.

Quem diria que uma plataforma de conversação revolucionaria as relações pessoais e de trabalho em uma comunidade interiorana em pleno desenvolvimento social, estrutural e logístico? E podemos dizer que o UP Água Boa (abreviado) tem participado dessa história.

Tudo começou quando um assessor de imprensa do executivo municipal, na época, buscou inovar e agrupar as principais fontes de informação das 7 secretarias da gestão, com secretários e servidores que sabiam o que acontecia e o que estava por vir na cidade.

Antes disso, cada secretaria enviava suas notas de aviso sobre vacinas, mutirões, eventos, roçadas, leis, taxas, obrigações sociais e demais notícias individualmente para rádios, TVs, jornais e revistas, sem passar por uma formatação profissional que garantisse o mínimo de acuidade das informações.

Por exemplo, uma nota que explicasse "A secretaria avisa que levantou e cascalhou o trecho da visão" era suficiente para quem conhece o local e o assunto entender o que foi descrito.

Mas um jornalista sabe que faltam informações cruciais para leitores que não estão a par de certas expressões, como no exemplo "A secretaria municipal de infraestrutura avisa que levantou e cascalhou por meio de máquinas niveladoras e retroescavadeiras o trecho da estrada na região popularmente conhecida como visão, localizada em X, no dia tal"

Para desenvolver esse trabalho então foi criado pelo assessor o grupo entitulado "Prefeitura" onde os secretários e servidores podiam enviar fotos e informações para redação de notícias mais profissionais em maior volume e em menos tempo, evitando o deslocamento para cada local de obra ou repartição pública.

Lembrando que, por incrível que pareça, nem todo mundo tinha ou sabia usar dirieto o whatsapp logo ali em 2014 para 2015 e algumas pessoas associavam aplicativos de celular, sites e a própria internet como um ambiente de diversão ou até mesmo de perversão, não um espaço de informação e muito menos de atividade profissional.

Pois foi mais ou menso isso que aconteceu quando um dos secretários menos acessível ao diálogo soube que havia um grupo de whatsapp com o nome de "Prefeitura". Logo um servidor veio até a assessoria e ordenou que acabasse com aquela "pouca vergonha", pois onde já se viu a Prefeitura ter um grupo no whatsapp! Senão o assessor seria demitido!

Mal sabia o secretário que haviam vários outros grupos de whatsapp nos bastidores das secretarias, onde 4 ou 5 servidores de uma mesma repartição trocavam informações de trabalho ou batiam papo sobre o final de semana. Afinal o whatsapp permitiu que houvesse conversa sem pagar pela ligação telefônica.

Atônito com a ordem, mas sem intenção de ter seu trabalho prejudicado pelo capricho de um superior desinformado, o assessor avisou que o grupo seria extinto. No entanto ele apenas trocou o nome de "Prefeitura" para "Utilidade Pública" e ainda criou uma logomarca que estampa o grupo até hoje.

Em um primieiro momento o UP funcionou apenas com servidores públicos. Ali não apenas as informações foram esclarecidas para redação de releases sobre o executivo municipal, mas como canal direto para tirar dúvidas sobre questões da população que chegavam na assessoria.

Afinal, se um cidadão perguntava sobre matrículas escolares, um "zap" no UP era suficiente para o próprio Secretário de Educação passar a data e mais detalhes sobre aquilo e responder a questão. Isso em quase todas as pastas.

Contudo, ao final de um mandato, a assessoria se desfez e o grupo perdeu sua principal função. Até que o fundador resolveu abrir para a comunidade tirar suas próprias dúvidas direto com as autoridades. Entre altos e baixos, muitas questões foram sanadas, debates de opiniões foram travados e até gafes cometidas. Casos históricos da cidade.

Em um dado ano quase encerramos o grupo, temendo pela ação da justiça que determinou responsabilizar os admninistradores de fóruns e comentários na internet, incluíndo facebook e whatsapp, por qualquer ofença, injúria ou ameaça proferida por terceiros entre si nas conversas.

Além de manter os diálogos dentro da temática do grupo, sem permitir memes ou até pornografia (comum em vários) ali começaram as moderações mais extremas, com o bloqueio das mensagens e até expulsão de alguns membros. Faz parte né!

Hoje existem diversos outros grupos na plataforma com a temática voltada para as questões do município. Seguindo em altos e baixos, vamos mantendo o UP Água Boa como um espaço livre de troca de telefones, tira dúvidas, anúncios moderados, debates sem ofensas e que realmente tenha utilidade.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DE NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP