A etapa de novembro da campanha de vacinação contra a febre aftosa começa neste domingo, primeiro de novembro.

Bovinos e bubalinos de até 24 meses devem ser imunizados e a vacinação deve ser comunicada ao Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso.

Nesta etapa, 14 milhões de animais devem ser vacinados em todo Mato Grosso. Na maioria das regiões, a vacinação acontece de 1º a 30 de novembro e a comunicação ao Indea deve ser feita até 10 de dezembro.

Na região do Pantanal, a vacinação e a comunicação seguem até 15 de dezembro.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, determinou que houvesse uma vacinação diferenciada na região do Pantanal.

“Devido aos incêndios ocorridos no Pantanal neste ano, o setor pecuário passa por um momento muito delicado. O Indea vai avaliar a necessidade de prorrogação ou outro tipo de ação”, explica Miranda.

O Presidente do Indea, Marcos Catão, afirmou que equipes técnicas estiveram na região conversando com pecuaristas e verificando as condições de vacinação.

“Normalmente, a vacinação no Pantanal é diferenciada. O que fizemos para o atual cenário é já deixar informado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que poderá existir alguma modificação no decorrer da imunização”, explicou Catão.

O diretor técnico do Instituto, Renan Tomazele, disse ainda que quinzenalmente as equipes técnicas vão avaliar a comunicação da vacinação no Pantanal para verificar se está abaixo da média dos últimos anos e promover alguma alteração.

Por: Sapicuá Rádio News