O plantio da safra de soja 2020/21 está avançando rápido em Querência no Mato Grosso, onde já foram semeadas 20% das lavouras e os trabalhos acontecem 24 horas por dia.

Segundo o produtor rural Osmar Frizzo, o plantio começou ainda no pó nos dias 7,8 e 9 de outubro. A chuva veio nos dias 10 e 11 e garantiu o avanço dos trabalhos. Agora, os produtores correm para encerrar as áreas ainda dentro do mês de outubro para garantir a janela para o milho safrinha em 2021.

Aproveitando os bons patamares de preços, os agricultores do município já venderam a maior parte desta próxima produção e agora devem segurar o restante aguardando o desenvolvimento das lavouras. Para o milho segunda safra, a comercialização também está adiantada, com a saca do cereal cotada acima dos R$ 40,00.

Fonte: Notícias Agrícolas

Com 40% das chuvas de 2019, safra 20/21 no Médio Araguaia começa de forma tímida

Com acumulado de chuvas no Médio Araguaia ultrapassando 50 mm desde o início do mês de outubro, alguns produtores já riscam o chão das lavouras com as plantadeiras, iniciando a safra 20/21. Contudo, boa parte ainda está à espera de chuvas mais regulares com precipitações mais significativas.

Até o dia 19 de outubro, a Estação Convencional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Canarana – MT, registrou acumulado de apenas 66,2 mm. A título de comparação, no mesmo período de 2019, a estação já tinha marcado acumulado de 155,9 mm, comprovando o atraso das chuvas na safra atual. 

A redução nas chuvas se repete em outra estação da região, em Nova Xavantina – MT, onde em 2020 acumulou apenas 33,1 mm, contra 88,2 no mesmo período de 2019. O município é o que menos registra acúmulo de chuvas no Médio Araguaia. Com registro de chuvas esparsas nos últimos dias, alguns produtores arriscam, começando a plantar as sementes no pó, embora em ritmo lento, afirma o presidente do Sindicato Rural, Endrigo Dalcin. A expectativa é de que tenham sido plantados pouco mais de mil hectares de uma área total estimada em 65 mil hectares no município

Em Àgua Boa – MT, a semeadura da soja avança vagarosamente, chegando a 2% das áreas, conforme aponta a Associação dos Engenheiros Agrônomos local. Acredita-se que a semeadura da soja seja intensificada somente a partir do dia 25 de outubro no município. Em todo o Mato Grosso, o IMEA (Instituto MatoGrossense de Economia Agropecuária), em boletim do último dia 16/10, aponta que 8,9% das áreas foram semeadas, com maior avanço na região oeste (24,8%) e norte (10,5%) do Estado. Em 2019 na mesma data, 41,8% das áreas já tinham sido semeadas.

Já à nível Brasil, a AgRural estima que até o dia 15/10 apenas 7,9% das áreas tenham sido semeadas. Embora seja esperado um ritmo mais acelerado a partir de então, a agência não espera que todo o atraso seja superado, pois a umidade do solo ainda está abaixo do normal em muitas regiões

Previsão para a próxima semana

Conforme a Clima Tempo, para os próximos sete dias são esperados chuvas mais significativas na região. Contudo, sem uniformidade. Para Água Boa, Gaúcha do Norte – MT e Querência – MT, são esperados 55 mm de chuvas na próxima semana. Para Canarana, 53 mm e para Nova Xavantina, 61mm.

Por Lavousier Machry, para a AGRNotícias, com a colaboração de Inácio Roberto. Foto: AGR.