0
0
0
s2smodern

Foto: Gabriel Aguiar/Sesp-MTFoto: Gabriel Aguiar/Sesp-MT

Os prefeitos de Vila Rica e Santa Terezinha, na região do Araguaia, foram recebidos pelo secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, nesta terça-feira (29.01). Os gestores pediram apoio para o combate à criminalidade, principalmente nos delitos de roubo e furto de gado. Também demandaram a transferência da Delegacia Regional de Confresa para Vila Rica.

Em atendimento à solicitação, Bustamante disse que irá se reunir com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, e com o diretor do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Tadeu Aurimar Mocelin, para reativar um posto de fiscalização na divisa de Mato Grosso com o Estado do Pará (PA).

“O posto do Indea e da Sefaz estão fechados e isso compromete as ações fiscalizadoras na região. O gado sai do Pará e entra em Mato Grosso e do Estado e vai para o Pará sem nenhuma fiscalização ou pagamento de impostos. Queremos voltar a atuar fortemente neste local”, assegurou o secretário.

Outra questão levantada pelos prefeitos foi de que, atualmente, a delegacia regional está no município de Confresa, enquanto que o decreto nº 183/2015, que instituiu a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), determinou que Vila Rica seria a sede.

“Estamos aqui pedindo mais apoio aos nossos policiais. Vivemos na divisa com os estados do Pará e Tocantins e esta situação precisa de mais incremento na nossa região. Acreditamos que mudar a sede da delegacia regional trará bons resultados”, destacou o prefeito de Vila Rica, Abmael Borges da Silveira.

O prefeito de Santa Terezinha, Euclésio Ferreto, explicou que a região é potencialmente produtora agrícola e precisa de mais respaldo no âmbito da segurança pública. “Precisamos de mais efetivo na nossa cidade. Queremos condições para continuar contribuindo para a economia do Estado”, ressaltou.

Além dos prefeitos, participaram da reunião o juiz da comarca de Alto Araguaia, Ivan Lucio Amarante, o promotor Carlos Eduardo de Moraes de Silva, o presidente Câmara de Vila Rica, Genova Rios, o presidente da Câmara de Santa Terezinha, Adenilson Medeiros, e o presidente da OAB, subseção de Vila Rica, Sérgio Roberto Junqueira Zoccoli Filho.